segunda-feira, 12 de abril de 2010

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Tri(Du)athlon

Depois desse domingo em Vitória, muita história para contar, foi F#*A. Na véspera já informaram aos atletas que poderia não acontecer a natação por conta das condições do mar, estava bravo demais e o corpo de bombeiros não achou que seria seguro realizar a natação por conta de segurança. Mas até aí ainda tinha um certa esperança de melhorar para o outro dia, o que não aconteceu e sendo assim a prova se transformou em um
Dutahlon, 5km de corrida/40km(46) de ciclismo/10km de corrida.

Então vamos aos acontecimentos... fui para correr o campeonato universitário, mas nem a CBTri sabia direito de como iria acontecer, no congresso foi dito e redito(se é que existe essa palavra) que a largada do universitário seria junto com a largada da elite e sub-23, até aí beleza, claro na medida do possível.

Assisti a largada do age-group e esperei, esperei e esperei até poder colocar a bike na área de transição, um atraso na largada absurdo, inicialmente estava marcado para largar 9:10AM mas só começou a prova às 10:20AM, sem falar que na hora de montar a área de transição os próprios fiscais não sabiam da prova do universitário e ficaram falando que deveria ter largado junto com o Age-group, affffffffffffff, aí vai saber quem estava certo, o jeito já que não tinha outro jeito foi largar junto com a elite como havia sido dito no congresso.

Beleza alinhamos eu e os principais nomes do triathlon brasilieiro, é só olhar a foto e ver quem estava. Nem consigo lembrar o que estava passando na minha cabeça nesse momento, mas deve ter sido algo do tipo, que que eu tô fazendo aqui???? hehehhhe.

Largamos e corremos os primeiros 5km(2 voltas de 2,5km) forte , eu fiz 18' baixo e no final da primeira volta já sobrie do pelotão principal, consegui acompanhar eles só nos primeiros 500m depois começaram a abrir. A ida estava bom, com vento a favor, mas para voltar um falso plano e MUITO vento, mas muito mesmo, aquele vento que você acha que vai te jogar para trás, credo. Mas consegui buscar um que sobrou e deixei ele para trás, isso foi bom, achei que não ia acompanhar.

Na bike, começei forte e fui buscando um cara que sobrou do pelotão principal e consegui tirar uma vantagem muito grande, e acabamos fazendo o percurso revezando, percurso esse que foi muito duro, uma subida que apesar de ser curta quebrava muito o ritmo e a medida que o tempo passava o vento só aumentava e o sofrimento só ficava cada vez maior. Para se ter uma idéia o retorno ficava no final da subida e aí a descida era bem embalada, mas o vento estava tão forte que para segurar a bike estava difícil, ela dançava de um lado para o outro parecendo que estava tonto. Mas esse não foi o pior o pior foi mais um erro da organização, eram para ser 6 voltas de 6km e mais uma de 5km, mas quando era para acabar o ciclismo eles afirmaram que faltava mais uma volta, o que acabou fazendo praticamente todos errarem. A prova que era para ter 40km de bike acabou tendo 46km, o que me minou e muito, pois cansei muito e o sol já estava muito quente.

A esta altura só pensava, nossa ainda tem que correr mais 10km enfrentando esse vento na volta das 4 voltas de 2,5km e ainda para piorar tem esse sol de meio-dia na cabeça, Huuuummmm que delícia que foi. Quebradeira total, não só minha que na primeira volta já estava um trapo, passei a primeira volta em 10'50'', aí já dá para imaginar como terminou, pois foi só piorando, andava, corria, andava, corria, enfim, quebradeira total mesmo.
O que em partes me aliviou foi ver que não era só eu que sofri, a prova foi um festival de abandonos e gente quebrando feio assim como eu, aí vi que os "caras" são humanos assim como eu também.

Quem dera se pudesse falar que os erros ´da organização acabaram por aí, na hora da premiação simplesmente não tinha premiação, a CBTri esqueceu de pegar as medalhas e os troféus, acreditam nisso???? Pois é aconteceu, segundo eles a premiação será enviada para casa de cada atleta, será que chega???

Bom e para terminar essa lambança de erros, cheguei de viagem em casa de madrugada e fui conferir os resultados, não entendi nada, corri na largada da elite e fui colocado na classificação da minha categoria de idade, 20-24 anos, e se fosse só isso, mas não, além disso com os tempos errados!!!! Tanto nas parciais como no tempo final. Nem sei o que falar a respeito disso, só espero que a CBTri no mínimo responda meu e-mail que mandei falando sobre os resultados divulgados.

Bom meu domingo foi de superação mas fora o sofrimento que foi completar essa prova a viagem em si foi ótima, com grandes amigos, muitas risadas e muito chão para chegar em casa, nossa que viagem longa, acho que nem preciso falar de novo sobre a quantidade de curva na estrada se não fico repetitivo, é só olharem o post que fiz no começo do ano contando sobre a viagem que fiz para Vitória.

10 comentários:

  1. Parabéns, Rafael!!! Cara, nós também não aguentamos aquele sol de meio-dia na cabeça... Também fiquei indignada com tanta desorganização... muito feio!!
    bjos e continue na luta que estamos torcendo por vc!

    ResponderExcluir
  2. E ai Rafael, baita tempo na primeira corrida, tá ótimo e pelo oque eu vi na foto a largada já era uma pressão psicológica, ta loco só fera mesmo, e se não me engano mais atrás é o Colucci? Ai já diz tudo, hehee. Correr assim no final da manhã é bravo mesmo aki no sul fiz um tri assim e quebrei tmb, na hora vem a decepção mas depois eu vi q foi com todos
    Bola pra frente e segue ai nos treinos
    Vou te acompanhado daki e torcendo
    Abrção

    ResponderExcluir
  3. Esse no canto esquerdo da foto é ele sim, Reinaldo Colucci, meu ídolo e grande exemplo do esporte.
    Valeu a força, abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Marilia valeu demais por ter ido lá torcer, gostei muito de ter visto vocês lá!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa pelo jeito tava ventando no brasil inteiro, fui num duathlon em avaré, desacreditei da ventania a vontade q dava de desistir no ciclismo tava foda, a galera q tava em caioba sofreu tb , vixi ta osso esse mes!! vc foi guerreiro abraços

    ResponderExcluir
  6. Rafael!!!! Que palhaçada essa CBTri! Sempre ouvi dizer que as provas eram mal organizadas, mas não até esse ponto! Francamente...
    Já não basta todo o desgate de fazer uma prova dessas e, ainda por cima, todos esses - LITERALMENTE - contratempos!
    Parabéns por ter persistido e aguentado até o fim da prova!

    ResponderExcluir
  7. Fala Rafa! velho vi sim a foto e quando vi já achei estranho pois vcs tinham largado juntos . Velho mas só de vc ter completado, apesar de todas as dificuldades vc já é mais que um vencedor. sempre aprendemos um pouco, e sem falar na falta de organização que está o triathlon em várias partes do pais. mas é isso irmão. vamos que vamos. estamos no caminho...
    Abraços e fique na paz.;

    ResponderExcluir
  8. Cara... que lambança fez a CBTRI hein?
    Parabéns por sua prova!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns guerreiro!!! uhuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  10. uhu! comentario numero 10 é meu!!!!
    OWNED!!! \m/ (devil hand)

    mas se serve de consolo, vc não foi obrigado a comer ovo de páscoa no domingo ¬¬

    ResponderExcluir