quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desafio 5km!


Olá pessoal, a partir de hoje lanço um desafio para os leitores do blog Diário de um Triatleta: Completar uma corrida de 5 km pela 1ª vez!

PROPOSTA: Vou treinar dois voluntários através de planilhas semanais de treinos diários.


Para ler o post na integra acessem:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta

Grande abraço a todos e bons treinos!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Triatletas de Uberlândia e região sobem ao pódio no 20º Triathlon Internacional de Santos


Estou de volta a Uberlândia e depois de passar muito calor em Santos, mais do que aqui, acreditem, tive uma prova com saldo até positivo, mas nem tudo saiu como planejado. Segue abaixo um release de como foi a competição, escrito por Frederico de Oliveira e publicado no site Bike News.

Leiam o post na integra no novo endereço do meu blog:


Grande abraço a todos e bons treinos!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Triathlon, o que é? Como é? Teatro?



Triathlon é uma modalidade que envolve dentro de uma só prova, três esportes diferentes executados de forma consecutiva, e são eles: Natação, ciclismo e corrida respectivamente. Dentro desse formato existem algumas variações em relação as distâncias percorridas em cada estágio, e as medidas e denominações das provas oficiais são: A distância sprint ou short, 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, a distância olímpica com 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, o meio Iron-Man, com 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida, a distância full Iron Man ou somente Iron-Man, com 3800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

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Grande abraço a todos e bons treinos!!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O carnaval está chegando, aí aí aí, e agora???


O carnaval praticamente já chegou, e com isso chega ao fim a “jornada” que muita gente se propôs a enfrentar com muito sacrifício e sem querer generalizar, mas para muitos contra a própria vontade. Sabem de qual “jornada” estou falando?

Para ler o post na integra é só entrar clicar no link do novo endereço do meu blog:


Grande abraço a todos e ótimos treinos!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tênis caro e de grife não garante melhora na perfomance dos atletas

Você se lembra do etíope Abebe Bikila, ganhador da maratona dos jogos Olímpicos de Roma, em 1960? Caso a resposta seja negativa, alguma lembrança em relação ao nome da sul-africana Zola Budd e da brasileira Jorilda Sabino? A história é mais simples do que parece, todos esses atletas conquistaram importantes títulos correndo descalços. Budd venceu os 3.000 metros da Olimpíada de Los Angeles (1984) e Jorilda Sabino foi bicampeã da São Silvestre (1983 a 1985)...

Texto retirado do site webrun.com.br

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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

É hora de mudar!




Quem já passou pela seguinte situação: Quero fazer alguma coisa para me movimentar, estou precisando emagrecer, ou ganhar massa, ou ser mais rápido, enfim vários os motivos. Acho que todo mundo já teve seus dias de querer dar uma mudada na rotina ou até mesmo no estilo de vida, aí eu pergunto, e aí, por onde começar???

Uma coisa é fato, o mundo está cada vez mais parado, a terra gira mas as pessoas não saem do lugar, senta no sofá e nem para mudar de canal se movimenta mais, até carro que estaciona sozinho já inventaram, ou seja, o movimento é cada vez menor o que torna a inércia cada vez maior e com isso movimentar de novo se torna cada vez mais difícil, e como se já não bastasse com o sedentarismo vem outras dificuldades adquiridas por esse período de "paralisia" como ganho de peso, diminuição da massa muscular, metabolismo lento, ou seja a tendência é ficar tudo mais lento. Mas e aí como mudar tudo isso, que mais parece uma bola de neve rolando montanha abaixo?

Para quem se encontra nessa situação parece impossível mas é muito simples, basta algumas mudanças nos hábitos diários para começar a transformação. Como exemplos de pequenas mudanças posso citar subir escadas ao invés de elevador, sempre que for se deslocar para lugares próximos ir caminhando ou de bicicleta, evitar comer quantidades exageradas e desnecessárias de comida, afinal não temos que comer até não aguentar mais, não tem necessidade disso, e por aí vai, são medidas simples que ajudarão e muito a transformar uma vida sedentária em uma mais saudável.

Com essas mudanças o corpo começa a se tornar mais ativo e disposto, e aí é que as coisas começam a ficar mais fáceis, aproveite esse embalo e inicie alguma atividade que seja agradável, tem gente que gosta de academia, então comece a freqüentar a academia, tem gente que gosta de atividades ao ar livre, como natação, ciclismo, corrida entre muitas outras que poderia citar aqui mas que iria tornar a lista muito grande, e estou apenas citando alguns exemplos. Mas uma coisa que é muito importante é ter sempre ao lado um profissional da área para que possa te orientar em como realizar essas atividades da forma correta, para que não sofra uma lesão que o obrigue a parar, e que monte uma planilha levando em conta sempre a duração, frequencia e intensidade para que não exagere muito, pois um exagero além de uma lesão como citei anteriormente pode acabar fazendo com que você abandone sua atividade por stress excessivo gerado pelo cansaço, esse fato denomina-se Over-Training.

Depois de engrenar em uma atividade agradável e freqüente aconselho a começar a mudar seus hábitos alimentares, deixar de comer menos "besteiras" e passar a se alimentar com mais qualidade e de uma forma mais saudável.

Considero muito importante fazer uma coisa de cada vez, digo isso porque quem quer mudar os hábitos não vai conseguir fazendo tudo isso de uma vez só, isso só vai ajudar o insucesso. Tudo na vida deve ser feito gradativamente, e nesse quesito não é diferente, um passo de cada vez para que seja definitivo!

Grande abraço a todos e bons treinos!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Começando uma nova fase!

Gostaria de dar as boas vindas a todos os novos leitores que por meio do novo site do Correio de Uberlândia passará a me acompanhar, por meio dos relatos de todas as minhas experiências como atleta, e como educador físico e especialista em fisiologia do exercício.

Neste espaço darei dicas, trarei novidades e curiosidades relacionados a saúde e bem estar e principalmente treinamento não só do triathlon, mas também de cada modalidade específica que constitui esse esporte, como natação, ciclismo e corrida. Mas é claro que vários outros assuntos oportunos poderão surgir, sem ficar restrito somente a temas determinados, mas sem sair do foco que é o esporte e um estilo de vida saudável.

Lembrando que o blog não é somente para leitura, mas sim para a interação, por isso peço a todos que tiverem dúvidas, sugestões sobre uma postagem interessante, que fiquem a vontade para utilizar esse espaço e torná-lo uma ferramenta útil a todos.

Continuarei passando todas as atualizações para este endereço mas caso queiram conferir direto da fonte é só acessar:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta/


Grande abraço a todos!!!!