segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

É hora de mudar!




Quem já passou pela seguinte situação: Quero fazer alguma coisa para me movimentar, estou precisando emagrecer, ou ganhar massa, ou ser mais rápido, enfim vários os motivos. Acho que todo mundo já teve seus dias de querer dar uma mudada na rotina ou até mesmo no estilo de vida, aí eu pergunto, e aí, por onde começar???

Uma coisa é fato, o mundo está cada vez mais parado, a terra gira mas as pessoas não saem do lugar, senta no sofá e nem para mudar de canal se movimenta mais, até carro que estaciona sozinho já inventaram, ou seja, o movimento é cada vez menor o que torna a inércia cada vez maior e com isso movimentar de novo se torna cada vez mais difícil, e como se já não bastasse com o sedentarismo vem outras dificuldades adquiridas por esse período de "paralisia" como ganho de peso, diminuição da massa muscular, metabolismo lento, ou seja a tendência é ficar tudo mais lento. Mas e aí como mudar tudo isso, que mais parece uma bola de neve rolando montanha abaixo?

Para quem se encontra nessa situação parece impossível mas é muito simples, basta algumas mudanças nos hábitos diários para começar a transformação. Como exemplos de pequenas mudanças posso citar subir escadas ao invés de elevador, sempre que for se deslocar para lugares próximos ir caminhando ou de bicicleta, evitar comer quantidades exageradas e desnecessárias de comida, afinal não temos que comer até não aguentar mais, não tem necessidade disso, e por aí vai, são medidas simples que ajudarão e muito a transformar uma vida sedentária em uma mais saudável.

Com essas mudanças o corpo começa a se tornar mais ativo e disposto, e aí é que as coisas começam a ficar mais fáceis, aproveite esse embalo e inicie alguma atividade que seja agradável, tem gente que gosta de academia, então comece a freqüentar a academia, tem gente que gosta de atividades ao ar livre, como natação, ciclismo, corrida entre muitas outras que poderia citar aqui mas que iria tornar a lista muito grande, e estou apenas citando alguns exemplos. Mas uma coisa que é muito importante é ter sempre ao lado um profissional da área para que possa te orientar em como realizar essas atividades da forma correta, para que não sofra uma lesão que o obrigue a parar, e que monte uma planilha levando em conta sempre a duração, frequencia e intensidade para que não exagere muito, pois um exagero além de uma lesão como citei anteriormente pode acabar fazendo com que você abandone sua atividade por stress excessivo gerado pelo cansaço, esse fato denomina-se Over-Training.

Depois de engrenar em uma atividade agradável e freqüente aconselho a começar a mudar seus hábitos alimentares, deixar de comer menos "besteiras" e passar a se alimentar com mais qualidade e de uma forma mais saudável.

Considero muito importante fazer uma coisa de cada vez, digo isso porque quem quer mudar os hábitos não vai conseguir fazendo tudo isso de uma vez só, isso só vai ajudar o insucesso. Tudo na vida deve ser feito gradativamente, e nesse quesito não é diferente, um passo de cada vez para que seja definitivo!

Grande abraço a todos e bons treinos!

Um comentário: